Bazkaria - Porto Alegre


Aqui em Porto Alegre, quando me convidam para uma pizza meus amigos já saltam com aquela desculpa prévia, pela qualidade das pizzas gaúchas em comparação com as de São Paulo. Mas reconheço que a culpa é nossa, afinal, quem mandou São Paulo ser a capital mundial da pizza!!

Realmente comer pizza fora de São Paulo é sempre uma aventura envolta em mistério! Será que a mozzarella é boa? Será que o tomate vem no lugar certo e cortado da forma certa? Será... será... será....
E os sacrilégios que cometem? Meu (bem paulistano)!! Dá arrepios quando chego em uma pizzaria e vejo ketchup, mostarda ou maionese sobre a mesa!  Já dá vontade de dar meia volta e .... Cadê a reforma do código penal?? Colocar qualquer condimento diverso de azeite e pimenta na pizza deveria ser crime. Inafiançável!!
Certa vez em Brasília, fui comer pizza com uma amiga, a quem os locais indicaram a melhor pizzaria do pedaço, bairro bacana, cheio de restaurantes legais, gente bonita circulando e lá estava a pizzaria. Pedimos a tradicional napolitana e, para nossa surpresa, ao invés de tomates vermelhos e suculentos em rodelas, a mozzarella era coberta por... vinagrete!!  E fria!
Bom, tudo bem, vamos relevar não é, afinal, o Brasil é tão grande quanto a grandeza da criatividade gastronômica do seu povo...
O quê? Não, não senhor, não vou relevar nada. Pizza é pizza e não se pode querer inventar moda.
Então, tenho uma tática infalível para saber se uma pizzaria é boa. Peço a minha preferida e única, salve, salve a melhor representante da categoria – a NAPOLITANA!
Básica e simples. Mas que só os bons sabem fazer!!  
E assim, o tempo foi passando e depois de várias aventuras frustradas em Porto Alegre, finalmente fui apresentada a uma pizza digna!
Foi na Pizzaria Bazkaria, ali no Parcão do Moinhos de Vento. A casa é bacana, com decoração que mistura rústico e aconchegante. E, como sugere o nome , no cardápio há alguns toques da culinária basca, como as tapas e a sangria.
Já fui várias vezes, sempre na companhia animada de amigos, com bons vinhos e boa pizza. O resultado: sempre saímos satisfeitíssimos!
Aqui em Porto Alegre a minha queridíssima napolitana também é conhecida por margherita. E não tem erro, na Bazkaria ela vem sempre boa!
Claro que a casa tem outros sabores, a calabresa é a mais pedida na minha turma, dizem que é ótima!! Eu acredito!
E foi assim que descobri a alegria de comer a amada napolitana em Porto Alegre! Apesar de na Bazkaria ter ketchup e mostarda na mesa. Ui!
 Mas tudo bem... vamos relevar, pois talvez sejam para colocar nas tapas, não é?
Preço: $$$
Atendimento: ****
Qualidade: ****
Apresentação do prato: ****
Decoração: *****
Localização:*****
Vallet: não possui, estaciona-se no bolsão do parque.


(por Renata Gignon)

Um comentário:

  1. Mas tem algumas pizzarias do Sul q tem maionese própria, q fica mto bom...hehehehe

    ResponderExcluir